Uma das cirurgias oculares mais conhecidas e realizadas em todo o mundo é a cirurgia refrativa a laser, que permite a correção dos vícios de refração: miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Os suaves pulsos do laser, guiados por computador, remodelam a superfície da córnea modificando sua curvatura.
O procedimento indolor é realizado em regime ambulatorial, sem necessidade de internação, e indicado para eliminar ou diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato.
Conheça os principais erros de refração:
Lentes intraoculares, ou LIOs fácicas são microlentes de acrílico desenhadas para serem implantadas no interior do olho e permanecerem presas à íris, a parte colorida de nossos olhos. Essas lentes funcionam juntamente com o sistema natural de focalização do olho e permitem a correção de ampla gama de erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), inclusive os graus muito altos. Embora sejam adequadas para qualquer pessoa que precise ou deseje livrar-se dos óculos e lentes de contato, são especialmente indicadas para os pacientes que apresentam contraindicação aos procedimentos refrativos à Laser, como córneas finas, muito curvas e ceratocone estável, na ausência de astigmatismo irregular.
Elas são fabricadas pela empresa holandesa Ophtec® e implantadas na Europa desde 1986. No Brasil estão disponíveis desde 2008, para correção de miopia de -2,50 a -24,50 e hipermetropia de +2,00 a +12,00 graus.